terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maus, Sem Perdão e Sem Vergonha

Os bancos terão vergonha ? Sei que esta pergunta é retórica e sabemos qual é a resposta. Mas a que propósito é que a faço ? Passo a explicar.

As pessoas estão cada vez mais com dificuldades em pagar a hipoteca e das que perderam o emprego é bom nem falar. Mas todos também sabemos que a causa da actual está na cobiça desmedida dos bancos e que foram eles que causaram a desgraça que estamos a viver em todo o mundo. E o que fazem os governos ? Ajudam-nos de forma massiva para “garantir a estabilidade do sistema financeiro”. Muito bem, mas a primeira coisa que tinham que fazer antes de meter o dinheiro seria exigir a demissão do conselho de administração dos bancos que peçam ajuda assim como embargar todos os bens desses administradores. Mas isto já foi dito e redito e não é o objecto deste desabafo.

A razão deste artigo é a seguinte: os bancos estão a perseguir telefonicamente, com cartas e com emails as pessoas que se atrasam num pagamento da hipoteca. Não se lembram, e ninguém lhes lembra que:

1. foram eles, os bancos, que nos puseram nesta situação;
2. que sem a ajuda que lhes foi dada através dos nossos impostos, eles já tinham fechado as portas e as mesmas pessoas que nos estão a acossar agora estavam sem emprego e a ser acossadas por causa da sua hipoteca;
3. que os responsáveis dos bancos saíram impunes de toda esta má gestão;
4. que o Euribor está a baixar todos os dias mas esse reflexo só se vê na data da renovação. O meu exemplo é claro. A renovação da taxa de juro da minha hipoteca é em Julho de 2009 e está actualmente em 6,5%. Vou estar 10 meses a pagar uma taxa entre duas e três vezes o que se está a pagar hoje em dia.

Sabemos que os bancos não vão fazer nada, e essa é a função deles, mas a do governo é a de defender todos os cidadãos. Dada toda a ajuda que os bancos receberam do estado e dado o carácter excepcional da situação, sugiro que se decrete o seguinte:

1. moratória de 1 ano para o pagamento de juros da hipoteca da casa pagando só o principal
2. após esta fase e durante um certo período de tempo, indexação da taxa de juro a aplicar à média da Euribor do mês anterior mais o spread para que o esforço mensal esteja indexado ao mercado e não a valores que podem estar desactualizados quase um ano

Os bancos vão diminuir os lucros ? Que pena mas assim é a vida. Nos anos anteriores ganharam “toneladas” de dinheiro a especular de tal forma cujas consequências são estas. O que eu sugiro pode e deve ser implementado como forma de aliviar as famílias. Os bancos devem-no a todos nós já que a maioria está, tecnicamente, falida. É engraçado como eles nos pedem o crédito que depois nos negam para comprar uma casa ou financiar a empresa. Não temos garantias suficientes, dizem eles. E os bancos têm ? Não creio.