sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Noticia do jornal SOL - Isto é mesmo um caos

O jornal Sol publicou esta notícia no dia 15 de Setembro de 2010:

A ministra da Educação pôs na internet uma mensagem para alunos, professores e famílias sobre o ano lectivo, que está a ser o centro das atenções nas redes sociais e blogues. Isabel Alçada lembra que «estudar é um desporto do cérebro», mas não se livra de cometer algumas gafes.


É uma ministra sorridente, que fala para uma câmara, quase sem cortes, para dar mensagens e conselhos no regresso às aulas.

Aparentemente filmado num único take, o vídeo tem um tom informal que leva Isabel Alçada a trocar «mesmo» por «memo» e a deixar escapar erros de Português como «é preciso que comam coisas que lhes fazem bem» em vez de «que comam coisas que lhes façam bem».

No início da mensagem, Alçada explica que os conselhos que vai dar se destinam aos alunos, aos professores e também às famílias. Mas as dicas para o novo ano lectivo parecem dirigidas aos mais pequeninos. «Temos de dormir bem, claro. Temos de nos alimentar bem, todos. E é muito importante que quem está na escola tome o pequeno-almoço».

«Estudar é um desporto do cérebro», garante a ministra, que assegura que o resultado do esforço na escola é «um cérebro mais forte, mais capaz».

Os quase cinco minutos de imagens estão desde segunda-feira no site do Ministério da Educação e estão a gerar polémica em blogues e redes sociais, onde as palavras da ministra estão a ser criticadas por serem «infantis» e a sua expressão por ser «forçada».

Na blogosfera, há até quem diga que Isabel Alçada se inspirou num discurso que o presidente Obama fez no início do ano lectivo passado, para concluir que os resultados não foram os mesmos. «Nele, era um discuruma infantilidade. Como se todos os alunosso autêntico, sentido. Nela, é uma patetice, portugueses estivessem a iniciar o 1º ano de escolaridade», escreve um internauta.

margarida.davim@sol.pt

Se a Ministra da Educação discursa desta forma, não admira o estado a que chegou o ensino neste país.

Agora vejam a paródia que fizeram deste vídeo.


Sem comentários: