domingo, 6 de abril de 2008

Médico espanhol faz 234 cirurgias em seis dias

Noticia do DN de 5 de Abril de 2008-04-06

A história é a seguinte. Para diminuir a fila de espera das cirurgias oftalmológicas, o Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, contrato um médico espanhol. Resumindo a história. Este médico fez em seis dias 234 operações enquanto os sete especialistas do hospital fizeram 359 operações em 2007, ou seja, 50 por ano cada um ou, posto de outra maneira, 1 por semana. Espanhol – 40 por dia; português – 1 por semana. Parece-vos normal ? O paciente mais antigo estava em lista de espera desde Janeiro de 2007 e a operação demora entre 5 e 10 minutos.

E o Bastonário da Ordem dos Médicos, em vez de procurar saber porque é que isto se passa, ainda critica o médico espanhol. Claro que este cobra 800 euros por intervenção e os médicos portugueses 2.000. E ainda por cima trouxe com ele toda a equipa e equipamento somente precisando o hosptital emprestar-lhe um enfermeiro.

Será que os médicos portugueses não querem fazer as operações que estão dentro do salário que cobram no hospital para assim poder levar ao desespero as pessoas e cobrar 2.000 euros no privado ?

Diz ainda o bastonário que os próprios colegas estavam dispostos a contratualizar com a administração. Vamos lá a ver, a contratualizar porquê ? Não cobram já um salário para fazer o trabalho ?

Dizia-se que o sistema anterior ao 25 de Abril era o Corporativismo mas nunca houve tanto como agora.

Não sería por aquí que o ministro da saude devería começar ? A abrir mais vagas em medicina ?

Sem comentários: