terça-feira, 8 de abril de 2008

A TAP outra vez

Ontem, dia 7 de Abril de 2008. No check-in não dizem nada mas ao chegar à sala VIP dizem-me que o voo das 7:40 para Madrid tem uma hora de atraso. Nada mais. Porquê ? Não sabem. E aqui começa a aventura. Na porta de embarque dizem-nos que vamos no avião que está a chegar de Lyon. Segundo o horário da TAP este voo chega às 8:15. Como é possível porem este avião a voar às 7:40 para Madrid ? Só os incompetentes da TAP conseguem esta proeza. Adiante.

Estando à espera no autocarro vem a hospedeira falar com o motorista e diz-lhe diante de toda a gente que o que ele tem que fazer é ir até ao fim do aeroporto muito devagarinho e voltar, também muito devagarinho até ao avião. Genial. Claro que, apesar destas manobras dilatórias, quando chegámos ao avião ainda estavam a limpá-lo.

Resultado: uma hora e meia de atraso. E o que é que diz o comandante, mentindo como sempre ? Que o problema é a saturação do espaço aéreo. Sr. Comandante, crê que somos todos estúpidos ? Que não sabemos que o avião chegou uma hora depois da hora de saída ? Que o Iberia saiu à hora apesar da saturação do espaço aéreo.

Qual é o problema desta companhia ? É que já perdeu a vergonha. Que ganhou 32 milhões de euros ? Pelo que todos vemos, se calhar poderia ganhar o dobro se não estivesse pejada de incompetentes. Que teve um prémio pela melhor revista de bordo ? Mas o serviço é péssimo.

Quando é que o Eng.º Fernando Pinto vai assumir os problemas que tem e põe isto em ordem ?

2 comentários:

Anónimo disse...

O mundo da aviação é bem mais complexo do que pode supor. O maior problema da TAP é querer tornar-se competitiva e utilizar a sua frota com curtos espaços de tempo de rotação. O resultado é que ao menor atraso ou contratempo, seja congestionamento do espaço aéreo, avaria ou por vezes 1 passageiro decidir ir fazer compras por achar que o avião espera sempre, pode atrasar 1 avião 1 dia inteiro! Esse avião que chega de Lyon provavelmente não seria o que estava previsto fazer a viagem inicialmente, ao passo que o avião da Ibéria faz night stop em Lisboa, só saindo atrasado se algo correr mal localmente. Se quer fazer 1 crítica construtiva faça pressão para os tempos de rotação serem maiores e as suas viagens vão correr muito melhor! Ou então espere pelo TGV...

istoeumcaos disse...

Ana, engana-se redondamente. O negócio da aviação é, efectivamente, complexo mas tem a mesmo complexidade para todos. Eu faço, como mínimo, dois voos por semana. Com a TAP com mais frequência mas também com a Iberia, Spanair, Vueling, Easyjet, Lufthansa, Air France e, por isso mesmo, estou em condições de julgar pelo serviço prestado e é o único indicador que, afinal, interessa aos clientes. Relativamente aos seus comentários não tem razão. Em primeiro lugar porque todas as companhias fazem uma rotação da frota com espaços ainda mais curtos que a TAP. Veja que as low-cost têm tempos de espera entre voos inferiores ao da TAP. Em segundo lugar o congestionamento do espaço aéreo é igual para todas as companhias. Se um avião perde o slot de saída que tem assignado, fica à espera de haver outro. Fazer como faz a TAP que é dizer que o culpa é do espaço aéreo ou da congestão dos aeroportos é mentir. Em terceiro lugar não é verdade que o avião da Iberia das 8:45 faça night stop em Lisboa. Chega nessa mesma manhã a Lisboa às 7:55 O que faz night stop é em Lisboa é que sai às 7:00. E o que me diz do voo para Genebra do sábado passado que, apesar de estar com duas horas de atraso, faltavam dois tripulantes de cabine ? Esta situação foi confirmada para TAP e o comandante recusou-se a oferecer as refeições a bordo por falta de condições acabando por oferecer um almoço aos passageiros à chegada a Genebra. Sabe que o atraso de uma hora de um avião custa 15.000 dólares ? Sabe quanrto é que custou à TAP o atraso na entrega do café (veja outro dos meus posts) ?

Quer falar de críticas construtivas ? Sabe quantos mails e cartas enviei à TAP ? Esta raramente responde e, quando o faz, é uma carta a dizer que o objectivo é melhorar o serviço, etc. Fiz queixa de um comissário de bordo e nunca recebi da TAP nenhuma comunicação a interessar-se pelo assunto. Insisti e nada. Desta maneira as coisas caem no esquecimento e é como se nunca se tivessem passado. Quando esteja como eu a pagar milhares de euros por ano em viagens e a ter um péssimo serviço, se calhar também se queixa. Sabe que na Spanair, por exemplo, se um voo se atrasar 15 minutos no fecho das portas, eles devolvem 25% do preço do bilhete ? Sabia que a Iberia, por exemplo, quando há um atraso automaticamente envia um mail aos passageiros a pedir desculpas e credita milhas para minorar o incómodo ?

Fala do TGV. Suponho que se refere ao comboio de alta velocidade. Pois bem, uso-o com bastante frequência em Espanha. Sabe que se houver um atraso de 5 minutos à chegada, a Renfe devolve a totalidade do bilhete ?

Eu falo pela experiência. Se conhecer pessoas que passam o tempo a usar os (maus) serviços da TAP, pergunte-lhes. E podíamos falar da Groundforce mas isso seria outro capitulo.